Bentinho e Capitu


Mergulhada em mais um livro clichê que se passou diante dos meus olhos Dom Casmurro pode ser de longe o clichê-mais-bem-bolado. Não questão de "ser clichê" pela história, longe (longe demais disso) e sim pela sua popularidade nacional, afinal Machado é adorado até hoje por tal escrita, penso eu.
Pra quem não tem ideia do que se trata essa história é basicamente um romance de infância narrado pelo incrível meio estranho Bentinho mostrando ao decorrer da história o seu amor meio psico-chifrudo-ou-não por Capitu. Ele a ama. Você é capaz de sentir isso em cada página mas você vai ficar com certeza com um pé um pouco atrás pelos "elogios" que ele atribui á ela.
A grande questão é: Capitu traiu ou não? Morremos sem saber. 
Motivo para achar que sim: Diante todo o contexto, Bentinho narra Capitu como uma pessoa que cobiçava e estava com ele por apenas um interesse querendo algo material.
Motivo para achar que não: Assim como ela tinha defeitos como por exemplo a cobiça, Bentinho estava domado pela raiva ao achar que ele havia ganhado um belo par de chifres.
Machado te faz ficar presente a todo instante no livro, ela cita "caro leitor" "querida leitora" em muitos capítulos, oque se transforma em uma listinha de presença de escola que te faz exclamar "presente" a cada vez que o professor chama pelo seu nome. 
Além de ser um livro de época contem uma linguagem compreensiva, claro tem muitas palavras diferentes e estranhas que deixa o livro um pouquinho mais complexo mas nada que te faça se perder diante disso.
A rede Globo transcreveu o livro fazendo uma minissérie que é fiel ao livro e realmente sensacional.
É um livro que recomendo, além de Machado ser muito cobrado em Enem/vestibulares etc você terá um outro lado talvez da literatura brasileira?
Não se esquecendo que o nome dos protagonistas são excelentes para nome de cachorros.

Comentários

  1. motivos pra achar que não: bentinho mimadinho demais é o narrador da história.
    eu AMO esse livro ♥ e apesar de defender que ela não traiu o bentinho, ELE é uma das minhas personagens literárias favoritas!

    www.pe-dri-nha.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá meu querido visitante. Muuuuuuuuuito obrigado por você querer deixar um comentário muito foficho da sua parte, seu comentário é mega importante e muito significativo pra mim. Fico feliz que você tenha feito a escolha de comentar (foficho parte 2.) e saiba que eu também vou visitar o seu blog com todo amor que você veio visitar o meu. Enfim, realmente muito obrigada. mi casa es su casa

Postagens mais visitadas deste blog

A dádiva de não querer saber nada

Coisas pelas quais eu não ligo

Curiosidade